A Fé e a Obediência Missionária de Genivaldo Febrônio e sua famí­lia

0
102
Genivaldo Febrônio
Mara, Tiago, André, Genivaldo e Silas

“Eu amo o que faço. E nossa meta final não é só levar o evangelho aos ribeirinhos da Amazônia mas glorificar a Deus”. Com essa afirmação quase paradoxal o pastor e missionário Genivaldo Febrônio iluminou um dos trechos de sua prosa-pregação no primeiro dia da Conferência Missionária 2023.

Febrônio e sua famí­lia, Mara, André, Tiago, e Silas integram a missão Seara – Serviço de Evangelismo e Assistência aos Ribeirinhos da Amazônia. À convite da IPI do Ipiranga, Genivaldo, um pouco antes, na escola dominical, fez uma retrospectiva de seu trabalho de 21 anos como missionário no norte do paí­s.

” Levamos a palavra a ribeirinhos e indí­genas desde 2004.  Trabalhamos em mais de 100 comunidades ribeirinhas e atualmente em 4 municí­pios: Itacoatiara  Nova Olinda do Norte, Maués e Borba”, enumerou.

Genivaldo Febrônio, na IPI do Ipiranga, SP

Projeto de expansão

É muito certo que as grandes distâncias da Amazônia só são entendidas (não explicadas) quando se tem um bom projeto de fé.  E o que Genivaldo Febrônio nos apresenta é justamente isso: Influenciado por essas duas grandezas imensuráveis Deus e Amazônia, Febrônio quer ir mais além, mergulhar mais fundo nesses Igapós, furos e braços de rio com suas comunidades repletas de gente que tem água em abundância, mas carecem de mais afinidade com o evangelho.

“Temos um chamado em nosso projeto de expansão chama-se missão Seara Manacapuru Amazonas”, anunciou na escola dominical auxiliado pelo powerpoint.

Genivaldo explica que o projeto de expansão está dividido em duas fases e nessas integram três estratégias de treinamento: Seminário Flutuante, TLC ““ Treinamento de Lí­deres nas Comunidades e Instituto Tocar.

“É preciso, no entanto, continua ele, investir na formação de lideranças nativas discipulando e treinando uma nova geração de lí­deres que vivam e proclamem o evangelho de Jesus Cristo” afirmou.

Genivaldo Febrônio
Mara, Tiago, André, Genivaldo e Silas
Genivaldo Febrônio
Momento de agradecimento í  visita da familia
Conferência Missionária da IPI do Ipiranga 2023
Cidadezinhas perdidas no meio da floresta

As distância amazônicas entre as cidades ““ em sua maioria com no máximo 50 mil habitantes -  são heroicamente enfrentadas pela missão Seara, seja de barco, de carro ou de avião. Genivaldo, no entanto, aponta um problema recorrente: ” No Amazonas as cidades têm muitas igrejas, de várias denominações, mas elas não conseguem alcançar as pequenas comunidades justamente por causa das longas distâncias “, pontua.

Só quem conhece a Amazônia como Genivaldo sabe que é mais cômodo ficar em comunidades onde há luz elétrica, serviços básicos de saúde e até Internet.

O desejo de avançar com o projeto missionário e chegar í  comunidades ainda não alcançadas é o que move a Missão Seara, e, em especial a famí­lia de Genivaldo. “Deixaremos uma região e vamos para outra, começar tudo de novo. Deus nos chamou para esse novo desafio!”, proclamou o missionário.

Números da Missão Seara

Abrão

Na segunda parte de sua visita í  IPI do Ipiranga, Genivaldo recorreu a Gênesis 12. 1:
Então o Senhor disse a Abrão: “Saia de sua terra, do Meio de seus parentes e da casa de seus pais e vá para a terra que eu lhe mostrarei”.

“Deus fez o mesmo comigo e com Mara: “Saia de sua Selva de Pedra e vá para a Floresta Amazônica,” comparou.

Com a caracterí­stica peculiar de quem não tem medos de desafios, Febrônio fez outra comparação para, talvez, diminuir o peso de sua grande missão:

“Abrão e Sara nem sabiam para onde estavam indo. Nós já conhecemos aqueles rios, as pessoas, seus costumes e temos as duas principais qualidades de Abrão: Fé e obediência”.

Que os Seminários Flutuantes alcancem as margens de todo igarapé da Amazônia. Que surjam novos voluntários. Que novos lí­deres sejam levantados nas comunidades onde Genivaldo chegar e que as orações tenham resposta. Que o Instituto Tocar traduza o amor desta missão e toque bem fundo no coração dos nossos irmãozinhos lá na alta floresta e principalmente no coração de pessoas que possam contribuir financeiramente com esta missão.

A base da missão Seara, em Itacoatiara (AM) (reprodução do site www.searapv.org)

Para mais informações de como participar deste projeto :

GENIVALDO FEBRí”NIO
WWW.SEARAPV.ORG
(92) 99146-8954


Por Paulo Atzingen – colaboração para o Ministério de Comunicação da IPI do Ipiranga

LEIA TAMBÉM:

Um pastorzinho da Terra do Sol

 

Compartilhe:

LEAVE A REPLY