Memórias dos Martírios
Ilha dos Martírios - desenho de Castenau (1844)

Alguns viajantes escreveram verdadeiras odes aos rios Tocantins e Araguaia.
Como grande admirador destes gigantes da natureza não poderia deixar de mostrar um pouco das espetaculares descrições feitas sobre estes rios.

por Noé von Atzingen – Novembro de 2023


Comecemos pois com Leite Moraes descrevendo inicialmente sua passagem pela Cachoeira Grande no Rio Araguaia e mais adiante, pela Cachoeira de Itaboca no Rio Tocantins. Leite Moraes passou pela cachoeira de Santa Izabel no Rio Araguaia em dezembro de 1881.
É impressionante o seu relato! Mesmo para quem já participou desta aventura, como meus queridos amigos, Madalena e Getúlio. Mas vamos ao relato de Leite Moraes:

“Estamos ouvindo o marulho fremente e estrondoso da notável Cachoeira Grande, tão importante como a de Itaboca.

É meio-dia. Os remeiros preparam-se, e, a uma voz do piloto, descem os remos precipitadamente; agora os proeiros já gritam, animando os remeiros e estes respondem.
O piloto, de pé, com os braços apoiados no leme e com os olhos fitos ao longe, dirige o batel dos nossos destinos…

E o bote o compreende; não corta as águas; desliza-se; não caminha: voa!’ Eis-nos precipitando-nos no canal, despenhadeiro ou cascata…o que vemos? Milhares e milhares de pedras imensas, isoladas pelas águas revoltas…

O bote toma a velocidade vertiginosa das águas … Abriam-se diante do nosso bote novas gargantas que nos engoliam… o piloto ora em pé, ora deitado, e às vezes dependurado no leme, joga o bote à sua vontade! Os remeiros cobertos pelas ondas remam e gritam como uns heróis ou uns loucos!

E um espetáculo indescritível! Os perigos assaltam o navegante de todos os lados, ou o rebojo, ou a pedra, e quantas vezes, para desviar o bote do rebojo, atira-se-o à pedra, e para desvia-lo desta, se o atira no rebojo! Nessa corrida vertiginosa, o Rio Vermelho, escapa do canal e oscila nas águas mortas de um saranzal, em torno de um rochedo; nossa respiração ficou suspensa… e todos à margem do precipício, fazem um esforço supremo e desesperador; o bote volta ao canal e precipita-se resvalando uma pedra enorne…E assim, exaustos de forças, pelas sensações despertadas pela aproximação da vida ao seu último termo, cortamos aquele rio, misto horrendo de águas, pedras e árvores. Após 45 minutos, vencemos a notável cachoeira!”

Confira algumas imagens:

Transcrevo a seguir a parte em que nosso viajante chega à confluência dos rios Araguaia e Tocantins:

A 4 de janeiro ( de 1882) encontrou-nos em marcha. Amanhecemos com o São João de vista; já estamos em frente da primeira boca do famoso Tocantins, que vem absorver o Araguaia.

Painel esplêndido! A natureza como que sorri ao encontro dos dois grandes rios; a vista estende -se e por toda a parte belezas e encantos a extasiam; o espaço como que se abre para dar-lhes passagem e os horizontes alargam-se prestando-lhes homenagem! As nove horas da manhã o nosso bote descansa no porto do secular Presidio de São João do Araguaia. Desembarcados e fomos visitar a velha povoação paraense.” Mais adiante, em seu livro ” Apontamentos de Viagem” descreve sua passagem pela famosa cachoeira de Itaboca ( atualmente submersa pela Hidrelétrica de Tucurui):

‘ E eis que a corredeira se transforma em uma horrorosa cachoeira, na qual nos precipitados… entramos pelo caminho do improviso, esbarrando face a face com a morte de todos os lados. Não há palavras que descrevam as proporções do perigo que estamos afrontando! Os rebojos, uns sobre os outros, cruzando os raios das respectivas circunferências, naquele tumultuar incessante, abrindo sucessivas concavidades, surgem em torno do ( barco) Rio Vermelho, que trás a reboque a nossa igarité…

Um monstruoso rebojo, faz o bote voltar pela mesma esteira. Ao mesmo tempo, outro rebojo envolve nossa igarité, traga-a, e, arrebentando a corrente de ferro, a leva consigo! Houve um grito de horror e pesar soltado pela tripulação…

As sete e meia da noite, bote e igarité, remeiros e tripulação, saos e salvos, chegam à praia… resistimos à vida! Foram três horas de lutas que valeram uma existência inteira… foram três horas em cujos instantes todos ouviram soar o momento extremo da vida! E eu, que agora tomo esses apontamentos, duvido da minha própria existência! Ah! Tocantins, sois um mistério tenebroso! Só Deus pode sulcar as tuas aguas… os homens que as sulcam são… uns LOUCOS! 


BIBLIOGRAFIA
J.A.LEITE MORAES, Apontamentos de
Viagem , Penguin & Cia das Letras, 201 1

 

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA